Eu terminei o artigo anterior
dizendo que o segredo para um bom atendimento é nos perguntar como gostaríamos
de ser atendidos... E aí saberemos o que fazer.
Falei sobre o nosso material de
trabalho, e agora abordaremos a parte mais importante do nosso atendimento,
seja na massoterapia ou na estética: o cliente.
E como devo tratar o meu cliente?
Primeiramente devemos tratá-lo de
forma educada, evitando gírias; discreta, não fazendo perguntas sobre a vida
pessoal do cliente; e simpática, tendo empatia pelo mesmo.
Todos nós gostamos de ser bem
tratados, sobretudo quando pagamos por algum serviço. E no nosso trabalho
devemos estar atentos se a pessoa está acomodada de forma confortável, quando
alguém se movimenta muito em uma maca, é sinal de que algo não está bem.
Pergunte. Resolva. Normalmente é uma dor na cabeça ou no pescoço, neste caso
basta uma toalha de rosto enroladinha para resolver a situação; se for dor nas
costas, acomode a articulação do joelho sobre um apoio, como um travesseiro,
por exemplo.
É comum a pessoa sentir frio, já
que relaxou e baixou a temperatura corporal, principalmente nas extremidades.
Não precisamos perguntar se o cliente está com frio, cubra-o. Utilize lençol
térmico nos dias frios, não o deixe passar frio. Nunca! O cuidado serve também
para o calor. Excessos nunca são agradáveis...
Agradável também deve ser a
música. O som sempre facilita o processo de relaxamento, entretanto para isso
precisamos saber se o indivíduo gosta da música tocada, se ele não gostar não
relaxa. Tenha opções.
Outro cuidado fundamental é a
forma que o tocamos, o toque deve transmitir segurança e acolhimento. Ainda que
se realize a Massagem Modeladora, não devemos nunca ‘chegar’ de uma forma
agressiva, o primeiro e o último toque devem transmitir relaxamento. Atenção
também para não ficar encostando de forma bruta na maca. É horrível receber um
tratamento facial e a profissional ficar batendo os braços ou as mãos na maca,
bem próximo á nossa cabeça, agitando-a...
Eu já ouvi muita reclamação
relativa a profissionais que falam demais... Claro que conversaremos, muitos
somos terapeutas e o cliente acaba contando fatos da sua vida. Mas ele fala, e
nós sempre incentivamos o lado positivo, não opinamos sobre o que ele deve ou
não fazer, isso é problema dele...
O que não devemos é ficar falando sobre a
nossa vida e nossos problemas, não é para isso que fomos pagos, certo? E nem
ficar falando sobre acontecimentos violentos do dia a dia, deixe isso para os
programas sensacionalistas. O cliente deve sair melhor do que chegou...
Enfim, se escolhemos uma
profissão que nos proporcione cuidar do outro, cuide. Não é assim que você
gostaria de ser tratado?
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